“O termo multimédia significa que um programa pode incluir uma variedade de informação proveniente de fontes muito diferentes – como, por exemplo, textos, áudio, imagens (paradas ou animadas), gráficos e vídeos. Um módulo de hipertexto ou de hipermédia possui muitos links internos, permitindo que o utilizador selecione as partes do módulo que mais lhe interessam, ou mesmo mover-se facilmente entre diferentes módulos, de acordo com a sua bagagem e os seus interesses, não necessitando de seguir um caminho linear e previamente estabelecido” (Morais, 2011, p. 41).
“O multimédia educativo, por sua vez, distingue-se pela finalidade pedagógica que orienta a construção de um dado recurso.” (Paiva et al., 2015, p. 20)
No mCiências, “entende-se (multi)média educativo, numa aceção lata, como recurso ou ferramenta digital com fins pedagógicos ou passível de ser utilizada com semelhantes finalidades. Se, em alternativa, optássemos por uma definição mais estrita, limitaríamos evidentemente o leque de investigações sobre as quais incide a nossa análise. Preferimos, enfim, partir de um panorama eventualmente marcado pela heterogeneidade do que partir de um panorama que decorresse de uma visão tão estrita de multimédia que pouco ou nenhum eco haveria de investigações realizadas.” (Paiva et al., 2015, p. 20)
Referências
Morais, C. (2011). Produção, implementação e avaliação de RED para o ensino da Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico. Tese de doutoramento. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Paiva, J. C., Morais, C., & Moreira, L. (2015). O Multimédia no Ensino das Ciências. Fundação Francisco Manuel dos Santos. https://www.ffms.pt/publicacoes/detalhe/1582/multimedia-no-ensino-das-ciencias#page-documents