1.ª Fase:
Tendo como ponto de partida a investigação que tem sido efetuada sobre tecnologias educativas (em particular, a respeito da sua integração no terreno concreto da escola, junto dos alunos), sobre currículos de Ciências e sobre o multimédia educativo produzido entre nós, o presente estudo tem como objetivos:
1) apresentar um retrato dos desenhos e resultados dessa investigação nos últimos cinco anos;
2) examinar a coerência entre o que é preconizado nos documentos oficiais, a natureza do multimédia disponível e as práticas relatadas na investigação, visando conhecer indicadores relativos à utilização de multimédia educativo no ensino das Ciências, no nível básico e secundário, em Portugal.
Em Repositório poderá escrutinar os resultados e em Ciência participativa poderá contribuir para o alargamento do número de trabalhos incluídos no projeto.
2.ª Fase:
Após este primeiro momento, onde se retratou, por um lado, a investigação nacional sobre o multimédia no ensino das ciências, e por outro, se disponibilizou um repositório de textos científicos de acesso aberto, pretende-se agora analisar as condições de génese e desenvolvimento sustentável de uma comunidade online sobre o ensino das ciências, capaz de se apropriar e gerar processos de revisão e validação científica entre pares.
Através de um processo de investigação-ação, a atual plataforma será também objeto de modificações pertinentes, baseadas numa noção expandida de espaço de afinidade, no sentido de implementar estratégias capazes de atrair e fixar um público interessado e progressivamente criar assim uma comunidade de pares.
O projeto é particularmente relevante no panorama nacional, tendo em conta o fosso existente entre a produção académica e a prática pedagógica, mas também a nível internacional sendo possível antecipar linhas de investigação comparativas com outras realidades.