No mCiências é possível consultar publicações científicas e práticas pedagógicas:
Referência | Disciplina | Ano/Ciclo | (Multi)média | Perspetiva pedagógica | Conteúdos | Abordagem metodológica | Ligação |
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Mendes, J. (2011). Contribuição de um blog na promoção da literacia científica no ensino da Física e da Química no 3.º ciclo do ensino básico. Dissertação de mestrado. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | Física | 8.º ano | Blogues | Coconstrutivista | Dominio: Energia; Subdominio: Fontes de energia e transferências de energia | Não experimental | »» |
Cruz, J. (2013). Enriquecimento da aprendizagem de Física com a utilização das tecnologias de informação e comunicação. Mestrado. Faculdade de Psicologia e de Educação da Universidade Católica. | Física | 12.º ano | Claronline, FileMaker | Coconstrutivista | Domínio: Ondas e eletromagnetismo; Subdominio: Eletromagnetismo | Quasi-experimental | »» |
Valério, A. (2012). Podcasting e Vodcasting na Disciplina de Química do 9ºano de escolaridade. Dissertação de mestrado. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | Química | 9.º ano | Podcasts, vodcasts | Coconstrutivista | Dominio: Classificação dos materiais; Subdomínio: Propriedades dos materiais e Tabela Periódica | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/8190 |
Ferreira, C. (2012). Recursos Educativos Digitais no Ensino de Física e Química: Um estudo com alunos do 7º Ano de Escolaridade. Dissertação de mestrado. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Física | 7.º ano | E-On, Eco-EDP, Pordata, Wequest, Facebook | Construtivista | Dominio: Energia; Subdominio: Fontes de energia e transferências de energia | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/6718 |
Carvalho, S. (2014b). O potencial pedagógico das ferramentas da web 2.0 no ensino online das ciências naturais – a perspetiva dos alunos. Mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-Learning. Instituto de Educação da Universidade Lisboa. | Ciências Naturais | 3.º CEB | GoogleMaps, Weebly, Vocaroo, Pixton, Popplet, Lino) | Coconstrutivista | Vários | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/11020 |
Ramos, I. (2011). Construção e Interpretação de Gráficos de Cinemática com o Software Modellus: Um Estudo com Alunos do 11ºano de Escolaridade. Mestrado em Educação, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação e Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | Física | 11.º ano | Modellus | Construtivista | Domínio: Mecânica; Subdominio: Tempo, posição e velocidade | Quasi-experimental | http://hdl.handle.net/10451/5687 |
Marques, S. (2011). Simulações computacionais no Ensino do Equilíbrio Químico. Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Universidade de Aveiro. | Química | 11.º ano | Simulações | Transmissiva | Dominio: Equilíbrio químico | Não experimental | http://hdl.handle.net/10773/10479 |
Figueira, R. (2013). Potencialidades educativas dos wikis na lecionação da temática da tabela periódica dos elementos: Um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade. Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Universidade de Lisboa. | Química | 9.º ano | Wikis | Coconstrutivista | Dominio: Classificação dos materiais; Subdomínio: Propriedades dos materiais e Tabela Periódica | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/9067 |
Monteiro, A. (2011). Uso de wikis na unidade “das fontes de energia ao utlizador”: um estudo com alunos do 10º na de escolaridade. Mestrado em Ensino da Física e da Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Universidade de Lisboa. | Física | 10.º ano | Wikis | Coconstrutivista | Dominio: Energia; Subdominio: Fontes de energia e transferências de energia | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/4115 |
Lima, S. (2011). Abordagem didática à Miniprodução Fotovoltaica. Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º. Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Departamento de Educação. Universidade de Aveiro. | Física | 10.º ano | SunnyDesign | Coconstrutivista | Dominio: Energia e sua conservação; Subdominio - Energia, fenómenos térmicos e radiação | Não experimental | http://hdl.handle.net/10773/10526 |
Silva, I. (2013). Visualizações como estratégia promotora de aprendizagens sobre o Planeta Terra. Um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade. Mestrado em Ensino da Física e da Química para o 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário 2013. Universidade de Lisboa. | Física | 7.º ano | Simulações | Construtivista | Dominio: Espaço; Subdominio: A Terra, a Lua e as forças gravíticas | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/8830 |
Nascimento, C. (2011). Wiki no ensino da Energia. Um estudo com alunos do 7ºano de escolaridade. Mestrado em Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Universidade de Lisboa. | Física | 7.º ano | Wikis | Coconstrutivista | Dominio: Energia; Subdominio: Fontes de energia e transferências de energia | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/4064 |
Lourenço, N. (2012). O uso de visualizações no tema “Combustíveis, Energia e Ambiente”. Um estudo com alunos do 12.º ano de escolaridade. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada . Mestrado em Ensino de Física e Química para o 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | Química | 12.º ano | Animações | Coconstrutivista | Dominio: Combustíveis e ambiente | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/8379 |
Nicolai, M. (2012). Tarefas de investigação com recurso aos wikis no ensino da tabela periódica dos elementos. Um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade. Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário 2012. Universidade de Lisboa. | Química | 9.º ano | Wikis, Popplet | Coconstrutivista | Dominio: Classificação dos materiais; Subdomínio: Propriedades dos materiais e Tabela Periódica | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/11023 |
Minhoto, P. (2012). A utilização do Facebook como suporte à aprendizagem da biologia: estudo de caso numa turma do 12º ano. Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Bragança para obtenção do Grau de Mestre em Ensino das Ciências. Instituto Politécnico de Bragança. | Biologia | 12.º ano | Facebook, wikis | Coconstrutivista | Unidade 1 - Reprodução e manipulação da fertilidade; Unidade 2 - Património genético; Unidade 3 - Imunidade e controlo de doenças | Não experimental | http://hdl.handle.net/10198/6864 |
Cadavez, C. (2013). A utilização de software educativo na aprendizagem da Geometria por alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação de Bragança para a obtenção do Grau de Mestre em TIC na Educação e Formação. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. | Matemática | 8.º ano | Geogebra | Dialógica | Domínio: Geometria e Medida | Quasi-experimental | http://hdl.handle.net/10198/7641 |
Videira, P. (2011). O uso da folha de cálculo na aprendizagem da estatística. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino de Matemática. Universidade de Lisboa. | Matemática | 7.º ano | Excel | Dialógica | Domínio: Medidas de localização | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/5196 |
Fanica, J. (2012). A promoção da argumentação nas aulas de física do 12.º ano com recurso à discussão de controvérsias sociocientíficas. Mestrado em Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | Física | 12.º ano | Moodle | Coconstrutivista | Temas transversais e controversos | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/8174 |
Monteiro, M. (2013). O ensino da Biologia e Biologia com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação: implicações para a aprendizagem. Doutoramento em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | Geologia | Secundário | E-portfolio | Construtivista | Tema III - Compreender a estrutura e a dinâmica da geosfera | Quasi-experimental | http://hdl.handle.net/10451/10598 |
Costa, P. (2014). Contributo do wiki no desenvolvimento de competências em alunos do 6º ano de escolaridade: um estudo nas aulas de ciências. Doutoramento em Educação, Especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | Ciências Naturais | 6.º ano | Wikis | Coconstrutivista | Dominio: Processos vitais comuns aos seres vivos - Subdominio: Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/12151 |
Magalhães, J. P. (2014). Ensino da Biologia e Geologia e Tecnologias de Informação e Comunicação: um estudo sobre os efeitos das TIC na aprendizagem de alunos do 10º ano de escolaridade. Relatório de Estágio. Mestrado em Ensino, Especialização em Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. | Biologia | 10.º ano | Blogues, email, Webquests, PowerPoint,Vídeos | Construtivista | Unidade 1 - 1. Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos | Não experimental | http://hdl.handle.net/1822/30198 |
Gonçalves, P. (2014). Ebook como dispositivo pedagógico no ensino e na aprendizagem da biologia e da geologia: um estudo com alunos do 11º ano. Doutoramento em Educação, Especializaçãode Desenvolvimento Curricular. Universidade Portucalense. | Geologia | 11.º ano | Joomla, Myebook | Coconstrutivista | Tema IV - A Terra sólida, os seus materiais e a sua dinâmica (subsistema terrestre sólido) | Não experimental | http://hdl.handle.net/11328/1066 |
Sousa, O. (2013). Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais. Mestrado em Supervisão Pedagógica. Universidade Aberta. | Química | 8.º ano | QIM | Transmissiva | Dominio: Reações químicas; Subdomínio: Explicação e representação de reações químicas | Quasi-experimental | http://hdl.handle.net/10400.2/2548 |
Nunes, V. (2014). Portal de apoio à matemática. Projeto. Mestrado em Educação, Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | Matemática | 9.º ano e Secundário | Vários | Transmissiva | Vários | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/16030 |
Pinto, R. (2014). As aplicações hipermédia podem promover o sucesso escolar e a autorregulação da aprendizagem? Análise da eficácia de uma aplicação hipermédia. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação Especialidade de Tecnologia Educativa. | Matemática | 8.º ano | Hipermédia | Dialógica | Domínio: Geometria e Medida; Subdomínio: Teorema de Pitágoras | Quasi-experimental | http://hdl.handle.net/1822/35846 |
Carvalho, L. (2013). Ambiente Virtual de Aprendizagem Matemática em contexto educativo. Mestrado em Educação, Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | Matemática | 8.º ano | Geogebra, Applets | Dialógica | Domínios: Geometria e Medida, Funções, Sequências e Sucessões; Álgebra | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/10336 |
Gonçalves, P. (2011). Jogos digitais no ensino e aprendizagem da matemática: efeitos sobre a motivação e o desempenho dos alunos. Mestrado em Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática). Universidade do Algarve. | Matemática | 8.º ano | Jogos | Dialógica | Vários | Não experimental | http://hdl.handle.net/10400.1/5003 |
Capela, H. (2013). Utilização de recursos digitais na aula de matemática. Mestrado em Ciências da Educação. Especialização em Informática Educacional. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa. | Matemática | 9.º ano | Moodle, Geogebra, Scratch, Excel, Pordata, GoAnimate, Theemefy, Bubbl.us | Coconstrutivista | Domínios: Geometria e Medida, Funções, Sequências e Sucessões; Álgebra | Não experimental | http://hdl.handle.net/10400.14/17773 |
Anileiro, M. (2013). Divulgação Matemática e o Vídeo Educativo. Mestrado em Multimédia da Universidade do Porto. | Matemática | 12.º ano | Vídeo | Transmissiva | Domínio: Funções Reais de Variável Real ; Subdominio: Limites segundo Heine de funções reais de variável real | Quasi-experimental | http://hdl.handle.net/10216/68764 |
Martins, A. (2014). Geologia: Trabalho Laboratorial no ensino da Célula e Recursos Multimédia no ensino das Rochas Magmáticas e Magmatismo. Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. | Geologia | 11.º ano | Blogues, Moodle, HotPotatoes, Jogos | Dialógica | Tema I – A Geologia, os geólogos e os seus métodos | Quasi-experimental | http://hdl.handle.net/10216/78618 |
Carvalho , I. (2014a). O jogo interativo como recurso didático para a melhoria do processo ensino-aprendizagem: Um estudo com alunos do 7º ano de Ciências Naturais. Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. | Ciências da Natureza | 7.º ano | PowerPoint | Coconstrutivista | Dominio: Terra em transformação; Subdomio: Estrutura e dinâmica interna da Terra | Não experimental | http://hdl.handle.net/10216/78626 |
Sousa, C. (2014). Google Earth no ambiente de aprendizagem de Ciências Naturais: informações georreferenciadas, em tempo-real e cenários futuros. TICEDUCA 2014 (pp. 715-720). | Ciências da Natureza | 7.º ano | GoogleEarth | Coconstrutivista | Dominio: Terra em transformação; Subdomio: Estrutura e dinâmica interna da Terra | Não experimental | http://ticeduca2014.ie.ul.pt/downloads/AtasDigitais/Atas_Digitais_ticEDUCA2014.pdf |
Vieira, C., & Oliveira, L. R. (2011). Web 2.0 e a aprendizagem da estatística: um estudo de caso no 7.º ano de escolaridade. In P. Dias, & A. Osório (Eds.), VII Conferências Internacional de TIC na Educação: Challenges 2011, Perspetivas de Inovação (pp. 505-515). Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho. | Matemática | 7.º ano | Blogues | Coconstrutivista | Domínio: Medidas de localização | Não experimental | http://www.nonio.uminho.pt/challenges2011/?cat=1 |
Dias, C. P., & Chagas, M. I. (2013). Multimédia como recurso didático no ensino da biologia: Reflexão sobre a prática na sala de aula. In M. J. Gomes, A. J. Osório, A. Ramos, B. D. Silva, & L. Valente (Eds.), Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar (pp. 551-560). Braga, 15-16 julho de 2013. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho. | Biologia | Secundário | Animações | Coconstrutivista | Vários | Não experimental | http://www.nonio.uminho.pt/challenges2013/ |
Soares, R., Canelas, R., Branco, P., Pombo, L., & Moreira, A. (2013). Aprendizagem colaborativa em biologia numa wiki do PBWORKS©. In M. J. Gomes, A. J. Osório, A. Ramos, B. D. Silva, & L. Valente (Eds.), Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar (pp. 1191-1205). Braga, 15-16 julho de 2013. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho. | Biologia | 11.º ano | Pbworks | Coconstrutivista | Unidade 5 - 1. Crescimento e renovação celular; 2. Crescimento e regeneração de tecidos vs diferenciação celular. | Não experimental | http://www.nonio.uminho.pt/challenges2013/ |
Carvalho, C. J. (2013). A utilização de podcasts no processo de ensino e aprendizagem da geologia. In M. J. Gomes, A. J. Osório, A. Ramos, B. D. Silva, & L. Valente (Eds.), Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar (pp. 1329-1347). Braga, 15-16 julho de 2013. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho. | Ciências da Natureza | 7.º ano | Podcasts | Transmissiva | Vários | Não experimental | http://www.nonio.uminho.pt/challenges2013/ |
Moreira, H. (2013). O Vídeo na Atividade Laboratorial: Um Estudo Exploratório no 11º Ano. Mestrado em Física e Química em Contexto Escolar. Departamento de Química e Bioquímica. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. | Química | 11.º ano | Vídeos | Dialógica | Dominio: Reações em sistemas aquosos; Subdomínio: Soluções e equilíbrio de solubilidade | Quasi-experimental | http://www.nonio.uminho.pt/challenges2013/ |
Coelho, A. (2013). Geogebra e iTALC numa abordagem criativa das isometrias. Mestrado em Didática especialização em Tecnologia. Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. | Matemática | 6.º ano | Geogebra, italc | Coconstrutivista | Dominio: Geometria e Medida; Subdominio: Isometrias do plano | Não experimental | http://www.nonio.uminho.pt/challenges2013/ |
Leibovitz. L. (2013). A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas Online: um estudo com alunos do 7º ano no tema Dinâmica Interna da Terra. Instituto de Educação da Universidade do Minho. Mestrado em Ciências da Educação Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências. Instituto de Educação da Universidade do Minho. | Ciências Naturais | 7.º ano | Chat, Animações | Coconstrutivista | Dominio: Terra em transformação; Subdomio: Consequências da dinâmica interna da Terra | Quasi-experimental | http://hdl.handle.net/1822/28681 |
Neri, M. (2013). O ensino e a aprendizagem da Física Experimental do 10º ano de escolaridade: uma abordagem tecnológica. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores Especialização em Física e Química. Escola de Ciências da Universidade do Minho. | Física | 10.º ano | TI-Nspire-CX, sensores, Lab Cradle, TI - Navigator | Coconstrutivista | Dominio: Energia; Subdominio: Fontes de energia e transferências de energia | Não experimental | http://hdl.handle.net/1822/27915 |
Vasconcelos, A. (2012). Utilização da folha de cálculo por alunos do 7º ano na construção de tabelas de frequências e gráficos estatísticos. Mestrado em Ciências da Educação Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática. Instituto de Educação da Universidade do Minho. | Matemática | 7.º ano | Word, Excel | Coconstrutivista | Domínio: Medidas de localização | Não experimental | http://hdl.handle.net/1822/24577 |
Gonçalves, C. (2011). O ensino e a aprendizagem de Estatística com tecnologia: uma experiência no 7º ano de escolaridade. Relatório de Estágio Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Instituto de Educação da Universidade do Minho. | Matemática | 7.º ano | Excel | Dialógica | Domínio: Medidas de localização | Não experimental | http://hdl.handle.net/1822/19218 |
Freitas, H. (2011). A WebQuest no ensino da matemática como promotora de Higher Order Thinking Skills. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação Especialização em Tecnologia Educativa. Instituto de Educação da Universidade do Minho. | Matemática | 8.º ano | Webquests | Coconstrutivista | Domínio: Geometria e Medida; Subdomínio: Teorema de Pitágoras | Quasi-experimental | http://hdl.handle.net/1822/19078 |
Fernandes, A. (2011). As TIC no desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos do 9.º ano na aprendizagem de Geometria. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação Especialização em Tecnologia Educativa. Instituto de Educação da Universidade do Minho. | Matemática | 9.º ano | Geogebra, QIM | Dialógica | Domínio: Geometria e Medida | Não experimental | http://hdl.handle.net/1822/19091 |
Caldas, M. (2011). A Integração Curricular das TIC: Estudo de Caso tomando como exemplo a Geometria no Ensino Básico. Dissertação de mestrado em Ciências da Educação Especialização em Desenvolvimento Curricular. Instituto de Educação da Universidade do Minho. | Matemática | 7.º ano | Geogebra | Dialógica | Domínio: Geometria e Medida | Não experimental | http://hdl.handle.net/1822/19040 |
Santos, E. (2011). Discussão na aula de matemática com recurso à tecnologia : o caso de uma turma de 7º ano. Dissertação de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação. Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática. Instituto de Educação da Universidade do Minho. | Matemática | 7.º ano | Geogebra, QIM | Dialógica | Domínio: Geometria e Medida | Não experimental | http://hdl.handle.net/1822/19085 |
Nunes, D. (2011). O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao Geogebra: uma perspectiva semiótica. Mestrado em Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências. Especializaçãode Matemática. Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve. | Matemática | 7.º ano | Geogebra | Dialógica | Domínio: Geometria e Medida | Não experimental | http://hdl.handle.net/10400.1/3256 |
Termentina, M. (2014). O uso da calculadora gráfica, por alunos do 10º ano, nas conexões entre representações de funções polinomiais em contexto de resolução de problemas. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Educação (Mestrado em Ensino da Matemática). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | Matemática | 10.º ano | Geogebra, Calculadora gráfica | Transmissiva | Domínio: Funções Reais de Variável Real | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/16166 |
Delgado, V. (2013). Tecnologias ubíquas nas aulas de ciências naturais: da surpresa à valorização e utilização plena: um estudo longitudinal. Doutoramento em educação. Especialidade em didática. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | Ciências Naturais | 3.º CEB | Telemóveis | Coconstrutivista | Vários | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/10662 |
Consciência, M. (2014). A calculadora gráfica na aprendizagem das funções no ensino secundário. Doutoramento em Educação (Didática da Matemática). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Matemática | Secundário | Calculadora gráfica | Dialógica | Vários | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/10521 |
Marques, A. (2013). As potencialidades de uma abordagem interdisciplinar entre as ciências naturais e as tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de um projeto de ativismo ambiental. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia. Universidade de Lisboa. | Ciências Naturais | 8.º ano | Vídeos | Coconstrutivista | Dominio - Sustentabilidade na Terra; Subdominio: Ecossistemas | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/10206 |
Aparício, R. (2013) Quadros interativos no ensino das ciências: um caminho a percorrer. Mestrado em Educação Especialização em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | Ciências Naturais | 6.º ano | QIM | Transmissiva | Dominio: Processos vitais comuns aos seres vivos | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/8470 |
Santo, M. E. (2013). Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza. Mestrado em Educação – Especialização em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | Ciências Naturais | 5.º ano | Blogues | Coconstrutivista | Temas transversais e controversos ( ex: pesca de arrasto) | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/8104 |
Mota, A. (2013). O papel da calculadora gráfica na atividade matemática com funções de alunos do 10.º ano. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Matemática. Universidade de Lisboa. | Matemática | 10.º ano | Calculadora gráfica | Dialógica | Domínio: Funções Reais de Variável Real | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/9823 |
Olival, A. (2011). O papel das TIC na compreensão dos conceitos associados ao tema "Comunicações": um estudo com alunos do ensino secundário. Mestrado em Didática das Ciências, Área de especialização: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Física | 11.º ano | PowerPoint, Moodle, Simulações | Dialógica | Dominio: Ondas e eletromagnetismo; Subdomínio: Ondas eletromagnéticas | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/7462 |
Canário, M. (2011). Modelação e Utilização das Tecnologias no Estudo da Função Afim: Um Estudo de Caso. Mestrado em Educação .Especialização em Didáctica da Matemática. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Matemática | 8.º ano | Geogebra | Dialógica | Domínio: Funções, Sequências e Sucessões ; Subdominio: Gráfcos e funções afins | Não experimental | http://hdl.handle.net/10451/6038 |
Oliveira, E. (2014). A utilização das aplicações interativas no ensino e aprendizagem das equações do 1.º grau. Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Faculdade de Ciências e Tecnologias. Universidade Nova de Lisboa. | Matemática | 7.º ano | Applets | Dialógica | Domínio: Algebra; Subdomínio: Equações algébricas | Não experimental | http://hdl.handle.net/10362/14578 |
Lopes, L. (2014). Aprendizagem das Funções e Sistemas de Equações no 8.º ano com Recurso à Calculadora Gráfica. Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Faculdade de Ciências e Tecnologias. Universidade Nova de Lisboa. | Matemática | 8.º ano | Calculadora gráfica | Dialógica | Domínios: Funções, Sequências e Sucessões; Álgebra | Não experimental | http://hdl.handle.net/10362/14614 |
Salvador, C. (2013). Geometria: um estudo sobre ângulos e polígonos, no 9º ano de escolaridade, com recurso ao Geogebra. Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Faculdade de Ciências e Tecnologias. Universidade Nova de Lisboa. | Matemática | 9.º ano | Geogebra | Dialógica | Domínio: Geometria e Medida | Não experimental | http://hdl.handle.net/10362/10198 |
Rosa, V. (2013). A utilização da calculadora gráfica no estudo de funções do 10º ano. Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Faculdade de Ciências e Tecnologias. Universidade Nova de Lisboa. | Matemática | 10.º ano | Calculadora gráfica | Transmissiva | Domínio: Funções Reais de Variável Real | Não experimental | http://hdl.handle.net/10362/8832 |
Mariano, E. (2013). O desenvolvimento do pensamento algébrico com recurso à folha de cálculo: um estudo com alunos de 9.º ano. Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Faculdade de Ciências e Tecnologias. Universidade Nova de Lisboa. | Matemática | 9.º ano | Calculadora gráfica | Dialógica | Domínio: Algebra; Subdomínio: Equações incompletas de 2.º grau | Não experimental | http://hdl.handle.net/10362/10184 |
Ferreira, C. (2012). O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico. Mestrado em Ensino de Matemática. Faculdade de Ciências e Tecnologias. Universidade Nova de Lisboa. | Matemática | 7.º ano | Calculadora gráfica | Dialógica | Domínio: Números e Operações | Não experimental | http://hdl.handle.net/10362/9254 |
Azevedo, P. (2013). Utilização de wikis na disciplina de Matemática do 2.º ciclo do Ensino básico. Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia. Universidade Aberta. | Matemática | 6.º ano | Wikispaces | Coconstrutivista | Dominio: Organização e Tratamento de Dados ; Subdominio: Representação e tratamento de dados | Quasi-experimental | http://hdl.handle.net/10400.2/3083 |
Almeida, M. (2010). Web 2.0 e Padrões na aprendizagem da matemática. Dissertação de mestrado em Multimédia em Educação. Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. | Matemática | 8.º ano | Applets | Dialógica | Domínio: Algebra | Não experimental | http://hdl.handle.net/10773/3550 |
Reis, C. (2010). Visitas de Estudo Virtuais Como actividades de enriquecimento curricular em Ciências Naturais (7º ano). Dissertação de mestrado em Multimédia em Educação. Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. | Ciências Naturais | 7.º ano | GoogleEarth | Coconstrutivista | Dominio: Terra em transformação; Subdomio: Estrutura e dinâmica interna da Terra | Não experimental | http://hdl.handle.net/10773/1430 |
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