O CoAstro é um projeto que pretende, pelo envolvimento de professores do 1.º ciclo do ensino básico em investigação científica em astronomia – ciência cidadã – agilizar o fluxo de resultados e processos científicos para audiências não especializadas. Ele visa, ainda, conhecer a perceção dos seus principais participantes (astrónomos, comunicadores de ciência e professores), sobre esse mesmo projeto.
A sua primeira edição que envolveu diretamente mais de um milhar de participantes, constituiu-se como o primeiro projeto de ciência cidadã português em astronomia que: i) tinha objetivos científicos, mas, também, de comunicação de ciência; ii) se desenvolvia através dos professores e das suas escolas; iii) tinha preocupação com o envolvimento do público com a ciência e a tecnologia mas, também, com a consciencialização desse público para a ciência e para sua compreensão; iv) aliou a interações virtuais, uma alta componente de interações presenciais horizontais; iv) foi desenhado em função dos interesses dos seus participantes. Neste contexto, a utilização de ferramentas multimédia assumiu um papel central, não só na coleta de dados astronómicos, essenciais à realização da investigação em astronomia, mas, igualmente, nas atividades de comunicação da astronomia a audiências não especializadas. Uma ideia geral das ferramentas multimédia utilizadas pode ser encontrada no próprio site do projeto (AQUI). Acresce, ao que aí pode ser encontrado que as interações remotas do projeto se suportaram na utilizados de ferramentas digitais como email, Short Message Service (SMS); Messenger (MSN); WhatsApp; chamadas; videochamadas e plataformas on-line de análise de dados. Por outro lado, as interações presenciais recorreram a recursos digitais desde os mais óbvios, como computadores e projetores multimédia, a recursos mais tecnológicos como os associados aos telescópios utilizados em atividades de divulgação de ciência.
Os resultados da primeira edição mostram ganhos no conhecimento substantivo e processual da astronomia, por parte dos professores, bem como uma alteração nas suas atitudes em relação à astronomia e na qualidade das práticas de divulgação da astronomia. Para astrónomos e comunicadores de ciência verificou-se que estes participantes concordam que o CoAstro teve impacto nas suas práticas investigativas e de divulgação da astronomia. Por outro lado, o CoAstro reforçou a sua perceção à cerca da importância e objetivos da comunicação de ciência, promovendo neles novas competências comunicacionais.
De uma forma geral, a primeira edição do CoAstro permitiu-nos compreender como um projeto, construído pelos seus participantes, pode contribuir para uma abertura recíproca entre a escola e a comunidade envolvente e entre o público e a investigação em astronomia. Por outro lado, mostrou-nos como, sem financiamento ou recursos humanos próprios, se podem alcançar, com efeitos duradouros, audiências com pouco (ou nulo) interesse pela astronomia. Tal, num desenho que demonstra os benefícios da investigação científica se aliar à divulgação e ao ensino das ciências e que poderá ser replicável noutros contextos e com outras ciências.
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