Isabel Allen, Luísa Meira
Agrupamento de Escolas da Maia, Maia
A Aprendizagem Baseada em Projetos, também denominada de Project-Based Learning (PBL) permite aos alunos trabalharem autonomamente para construírem o seu próprio saber, num processo de aprendizagem dinâmico e ativo que culmina em produtos concretos. Usando esta metodologia pedagógica, é pedido no início do ano letivo, aos alunos de Química e Biologia do 12ºano do Agrupamento de Escolas da Maia, que desenvolvam projetos de investigação na área da sustentabilidade e que promovam o desenvolvimento de uma sociedade, ambientalmente responsável.
Dado que as potencialidades das aplicações multimédia, adaptadas aos contextos de ensino e aprendizagem, se podem constituir como importantes instrumentos didáticos, na dinâmica da sala de aula (1), os alunos utilizam várias ferramentas que promovem a inovação, a criatividade, a participação e a colaboração, no desenvolvimento do seu projeto.
Uma dessas ferramentas é o Book Creator, que permite criar livros digitais e tornar público o trabalho de projeto. As figura 1, 2 e 3 mostram exemplos de ebooks criados pelos alunos.
A construção de ebooks permite uma avaliação reflexiva e mais valorativa do esforço dos alunos. Aperfeiçoa as suas competências digitais, na escola do século XXI e estimula a sua criatividade e inovação.
Referências:
(1) Lencastre, J. A., Bento, M., & Magalhães, C. (2016). MOBILE LEARNING: potencial de inovação pedagógica. In Tânia Maria Hetkowski & Maria Altina Ramos (orgs.), Tecnologias e processos inovadores na educação (pp. 159-176). Curitiba: Editora CRV. ISBN: 978-85-444-1126-1.
(2) Calçada Beatriz, Miranda Henrique, Marques Maria, Castro Tiago, (2020). Fosforescência de Emergência: Disponível em: https://read.bookcreator.com/GO5BGMlSapOErRCgxukPMRmewF32/p3WbAwqiSHClLMAwY-J0BQ
(3) Pinto Alexandra, Garcia Ana, Barbosa Carolina, Garcia Flávia, (2020). Limpeza de superfícies ativadas por luz: Disponível em: https://read.bookcreator.com/library/-M7CX-Eqsv8kemi8Aonm/book/GNJa48D2Qk-hK-WX-uFFng
(4) Carneiro Beatriz; Santos Beatriz; Reis Mariana, (2020). Nano4green: Disponível em: https://read.bookcreator.com/k8sPCpuDmIZApBwL1h8iX6qtkA12/hxPTZfhUR-yLbZiD86QdUA
You must be logged in to post a comment.