Software para criação e edição de conteúdos

Existem diversos exemplos de software para a criação ou edição de conteúdos, mas nem todos são gratuitos. Apresentamos aqui alguns exemplos que podem ser utilizados na criação de conteúdos multimédia para utilização nas práticas letivas.

  • Imagem

Para a criação ou edição de imagens o GIMP (GNU Image Manipulation Program) é uma boa opção. Este programa é bastante flexível, permitindo utilizações para fins diversificados, com a vantagem de existirem diversos tutoriais disponíveis publicados por utilizadores.

  • Áudio

A nível de recolha e edição de áudio o Audacity é um programa simples, que permite trabalhar com múltiplas pistas de áudio, bem como, facilmente selecionar o conteúdo de interesse ou aplicar efeitos a um trecho específico de uma gravação.

  • Modelação 3D

Para modelar átomos, estruturas celulares ou estruturas internas dos planetas existem algumas opções na web como o Tinkercad. Este é extremamente simples e permite a criação de conteúdos mesmo pelos alunos mais jovens.

No caso de pretender algo mais avançado poderá tentar o Blender, um programa muito mais completo ( e complexo) que permite fazer animações 3D.

Explore, avalie, partilhe.

1 comment

  1. Avatar
    Elisa Saraiva

    Muito úteis e interessantes as propostas de software para a produção e edição de conteúdos multimédia.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: