Tendo em conta os constrangimentos sentidos face ao COVID-19, o Ministério da Educação Português, viu-se forçado a implementar o ensino à distância (E@D) nas escolas portuguesas.
Desta senda, as escolas públicas, rapidamente se agilizaram e todos os professores aderiram a várias metodologias e múltiplas plataformas digitais, adaptando-se rapidamente a esta nova realidade, no ensino básico e secundário.
Os recursos digitais que se utilizaram são de uma estruturação de um momento para alunos do 10º ano na disciplina de Física Química A.
O domínio abordado é Energia e sua conservação, o subdomínio energia e fenómenos elétricos, sendo os conteúdos: energia e corrente elétrica, grandezas elétricas d.d.p. e intensidade da corrente elétrica e corrente contínua e alternada. Estes conteúdos encontram-se numa fase de revisão (do 9ºano de escolaridade) e aprofundamento.
Os recursos digitais utilizados encontram-se na plataforma Aula Digital da Leya, que atualmente é gratuito para todos os alunos e professores (https://auladigital.leya.com). Optou-se por esta plataforma pois o manual adotado pela escola é o 10F, desta mesma editora. Para este momento foram utilizados dois PowerPoint, associados ao manual :1.2.1. Energia e corrente elétrica e 1.2.2. Grandezas elétricas: diferença de potencial elétrico e corrente elétrica. Corrente continua e corrente alternada; uma animação da própria plataforma: Grandezas elétricas: diferença de potencial elétrico e corrente elétrica, que permite visualizar um vídeo, uma montagem de um circuito elétrico e três atividades de resposta rápida e por fim dois questionários/teste, associados á plataforma.
Estes recursos foram implementados durante uma semana, tendo sido fornecido aos alunos com orientações de como proceder. Os alunos geriam os recursos fornecidos de uma forma autónoma e assíncrona. Posteriormente fez-se um momento síncrono para esclarecimento de dúvidas. Após estes dois momentos, os alunos realizaram os questionários/teste on-line individualmente e com duração pré-definida, submetendo-os na plataforma e obtendo de imediato a avaliação da sua prestação.
Todos os alunos aderiram às tarefas, não demonstraram dificuldades nem na operacionalização dos recursos, nem na aquisição dos conhecimentos. No entanto, por momentos posteriores com os alunos, em que os conteúdos eram mais exigentes e requeriam maior concentração, os alunos já se ressentiram, demonstrando mais dificuldades na interpretação, compreensão, resolução e análise de problemas.
O balanço da aplicação deste momento com a utilização destes recursos digitais foi positivo.
Destacam-se os seguintes constrangimentos: só aplicável, se todos os alunos tiverem acesso à internet, num Tablet ou computador, (num smartphone o acesso e visualização dos conteúdos é mais difícil); os tempos assíncronos serem feitos de forma isolada não havendo interação entre pares, os momentos síncronos terem muitas interferências de rede.
Como vantagens destacam-se: a facilidade de acesso e a equidade das tarefas entre alunos; facilidade na gestão autónoma dos recursos; disponibilização de todos os recursos numa única plataforma; avaliação/cumprimento da tarefa acesso imediato após conclusão da mesma, com o respetivo registo/relatório.
Como já foi referido anteriormente, apesar dos constrangimentos e dificuldades sentidas pelos alunos em conteúdos mais exigentes, acreditamos ser um método que permite aos alunos a aquisição de conhecimento de uma forma eficaz, tendo em conta a situação atual.