A Química dos Perfumes – WebQuest

A Webquest “A Química dos Perfumes” permite apresentar a química num contexto e com recursos que os alunos considerem apelativos, motivadores e interessantes para que se cative a sua atenção e gosto pela aprendizagem. A apresentação da WebQuest num website torna fácil e intuitiva a interação aluno-WebQuest pois tem uma interface simples mas apelativa que cria logo uma maior empatia dos alunos com o trabalho proposto.

“A Química dos Perfumes” é um recurso que pode ser adaptado aos diferentes níveis de escolaridade consoante os conteúdos específicos que se pretendam abordar.  A sua exploração  está dividida em 4 momentos: i) pesquisa guiada, feita em casa; ii) execução laboratorial, onde os alunos, de forma mais ou menos autónoma, poderão planear uma atividade laboratorial relevante para o contexto proposto; iii) apresentação e discussão do trabalho de cada grupo com a turma; iv) autoavaliação qualitativa dos elementos do grupo e avaliação quantitativa por parte do professor. No final, deixa-se ainda em aberto a sugestão de uma nova atividade de pesquisa sobre os aromas usados na indústria alimentar, particularmente, os aromas usados na produção de guloseimas.

Com esta exploração tentou-se abordar os conteúdos de uma forma mais motivadora, interessante, criativa e dinâmica que suscita o interesse dos alunos e que contribuirá para uma aprendizagem significativa por parte destes.

É de relevar a dificuldade com que nos deparámos em encontrar boa informação acerca do tema , disponibilizada em páginas portuguesas,  pelo que compreendemos as dificuldades que os alunos têm em filtrar com qualidade a vasta quantidade de informação que encontram disponível.

[CLIQUE AQUI PARA ACEDER À WEBQUEST]

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: