As infografias animadas são uma ferramenta multimodal emergente na comunicação de ciência no mundo digital. Citando Alvermann, Hutchins & McDevitt (2012), na era digital em que vivemos actualmente, em que muitos alunos lidam diariamente com vários tipos de conteúdo multimédia e desenvolvem as suas habilidades de literacia digital, os textos e o modo linguístico de transmitir ideias tornam-se insuficientes para os ensinar. Assim, os textos multimodais que combinam linguagem, imagens e mesmo som, como é o exemplo das infografias ou das animações, devem ser tidos em conta como ferramentas de aprendizagem na actualidade.
Particularmente na área da Biologia, algumas infografias animadas vão já sendo premiadas e reconhecidas um pouco por todo o mundo, como é o caso das infografias desenvolvidas pela bióloga Eleanor Lutz, algumas das quais foram já publicadas em revistas de divulgação científica como a National Geographic ou a Scientific American. O blog Learning with Multimedia foi criado com vista ao desenvolvimento de um estudo cujo objectivo consistia em recolher opiniões de estudantes de Biologia quanto à utilidade deste tipo de recursos multimédia como ferramentas de aprendizagem. Várias infografias disponíveis online foram selecionadas e republicadas no blog, onde os participantes as podem visualizar e comentar. Após análise de alguns comentários recolhidos, concluiu-se que a utilidade das infografias animadas para aprender e ensinar Biologia foi reconhecida na generalidade, particularmente quanto ao seu efeito facilitador na compreensão e na visualização de conceitos e processos abstratos desta área científica. Outras vantagens mencionadas do uso de infografias animadas para aprender Biologia foram a sua utilidade na introdução e revisão de tópicos de Biologia, e o apelo estético das mesmas. Este tipo de recurso multimédia pode ser útil não só para o ensino e divulgação de Biologia, mas para qualquer outra área científica que beneficie do poder da animação, devidamente acompanhada por texto, para facilitar a compreensão de processos científicos de variados níveis de abstracção.
Luciano Moreira
Amanhã, dia nove de maio, no Challenges, a Ana Teixeira apresentará um breve estudo sobre as perceções da utilidade pedagógica das infografias no ensino da Biologia intitulado “Views on the usefulness of Animated infographics for learning and teaching biology.”
https://www.nonio.uminho.pt/challenges/
Em breve poderemos partilhar o texto completo: Teixeira, A., Paiva, J. C., & Moreira, L. (accepted). Views on the usefulness of Animated infographics for learning and teaching biology. Challenges 2017.