Desenvolvida pela primeira vez há mais de quarenta anos, a realidade aumentada é uma tecnologia que permite a fusão entre conteúdo virtual e mundo real, sendo distinta da realidade virtual. A realidade aumentada permite que o utilizador observe e interaja em tempo real com mundo que o rodeia e com elementos virtuais sobrepostos.
Esta tecnologia apresenta algumas características que podem ser exploradas em contextos educativos pois possibilita uma aprendizagem ubíqua, potencia a imersão, e, apresenta potencial para unir a aprendizagem formal e informal.
Relativamente a associação da realidade aumentada a contextos educativos, salientam-se algumas aplicações gratuitas disponíveis para utilização em dispositivos móveis (Android e iOS), como Elements 4D ou Anatomy 4D.
Elements 4D permite a visualização de reações químicas, pela simples associação de cubos de papel que podem ser impressos através do site. Basta iniciar a aplicação, apontar a câmara e associar os diferentes elementos para observar as reações químicas.
Anatomy 4D, por sua vez permite a observação de diferentes sistemas do corpo humano, bem como do coração, bastando para isso a impressão dos documentos que servirão de base para os conteúdos de realidade aumentada.
Se pretender criar os seus próprios conteúdos em realidade aumentada, o melhor será explorar a aplicação Aurasma, também gratuita e disponível para Android e iOS.
You must log in to post a comment.