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ReferênciaDisciplinaAno/Ciclo(Multi)médiaPerspetiva pedagógicaConteúdosAbordagem metodológicaLigação
Mendes, J. (2011). Contribuição de um blog na promoção da literacia científica no ensino da Física e da Química no 3.º ciclo do ensino básico. Dissertação de mestrado. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.Física8.º anoBloguesCoconstrutivistaDominio: Energia; Subdominio: Fontes de energia e transferências de energiaNão experimental»»
Cruz, J. (2013). Enriquecimento da aprendizagem de Física com a utilização das tecnologias de informação e comunicação. Mestrado. Faculdade de Psicologia e de Educação da Universidade Católica. Física12.º anoClaronline, FileMakerCoconstrutivistaDomínio: Ondas e eletromagnetismo; Subdominio: EletromagnetismoQuasi-experimental»»
Valério, A. (2012). Podcasting e Vodcasting na Disciplina de Química do 9ºano de escolaridade. Dissertação de mestrado. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Química9.º anoPodcasts, vodcastsCoconstrutivistaDominio: Classificação dos materiais; Subdomínio: Propriedades dos materiais e Tabela PeriódicaNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/8190
Ferreira, C. (2012). Recursos Educativos Digitais no Ensino de Física e Química: Um estudo com alunos do 7º Ano de Escolaridade. Dissertação de mestrado. Instituto de Educação da Universidade de LisboaFísica7.º ano E-On, Eco-EDP, Pordata, Wequest, FacebookConstrutivistaDominio: Energia; Subdominio: Fontes de energia e transferências de energiaNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/6718
Carvalho, S. (2014b). O potencial pedagógico das ferramentas da web 2.0 no ensino online das ciências naturais – a perspetiva dos alunos. Mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-Learning. Instituto de Educação da Universidade Lisboa.Ciências Naturais3.º CEBGoogleMaps, Weebly, Vocaroo, Pixton, Popplet, Lino)CoconstrutivistaVáriosNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/11020
Ramos, I. (2011). Construção e Interpretação de Gráficos de Cinemática com o Software Modellus: Um Estudo com Alunos do 11ºano de Escolaridade. Mestrado em Educação, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação e Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.Física11.º anoModellusConstrutivistaDomínio: Mecânica; Subdominio: Tempo, posição e velocidadeQuasi-experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/5687
Marques, S. (2011). Simulações computacionais no Ensino do Equilíbrio Químico. Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Universidade de Aveiro. Química11.º anoSimulaçõesTransmissivaDominio: Equilíbrio químicoNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10773/10479
Figueira, R. (2013). Potencialidades educativas dos wikis na lecionação da temática da tabela periódica dos elementos: Um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade. Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Universidade de Lisboa. Química9.º anoWikisCoconstrutivistaDominio: Classificação dos materiais; Subdomínio: Propriedades dos materiais e Tabela PeriódicaNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/9067
Monteiro, A. (2011). Uso de wikis na unidade “das fontes de energia ao utlizador”: um estudo com alunos do 10º na de escolaridade. Mestrado em Ensino da Física e da Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Universidade de Lisboa. Física10.º anoWikisCoconstrutivistaDominio: Energia; Subdominio: Fontes de energia e transferências de energiaNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/4115
Lima, S. (2011). Abordagem didática à Miniprodução Fotovoltaica. Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º. Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Departamento de Educação. Universidade de Aveiro.Física10.º anoSunnyDesignCoconstrutivistaDominio: Energia e sua conservação; Subdominio - Energia, fenómenos térmicos e radiaçãoNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10773/10526
Silva, I. (2013). Visualizações como estratégia promotora de aprendizagens sobre o Planeta Terra. Um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade. Mestrado em Ensino da Física e da Química para o 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário 2013. Universidade de Lisboa. Física7.º anoSimulaçõesConstrutivistaDominio: Espaço; Subdominio: A Terra, a Lua e as forças gravíticasNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/8830
Nascimento, C. (2011). Wiki no ensino da Energia. Um estudo com alunos do 7ºano de escolaridade. Mestrado em Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Universidade de Lisboa. Física7.º anoWikisCoconstrutivistaDominio: Energia; Subdominio: Fontes de energia e transferências de energiaNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/4064
Lourenço, N. (2012). O uso de visualizações no tema “Combustíveis, Energia e Ambiente”. Um estudo com alunos do 12.º ano de escolaridade. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada . Mestrado em Ensino de Física e Química para o 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Química12.º anoAnimaçõesCoconstrutivistaDominio: Combustíveis e ambienteNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/8379
Nicolai, M. (2012). Tarefas de investigação com recurso aos wikis no ensino da tabela periódica dos elementos. Um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade. Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário 2012. Universidade de Lisboa. Química9.º anoWikis, PoppletCoconstrutivistaDominio: Classificação dos materiais; Subdomínio: Propriedades dos materiais e Tabela PeriódicaNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/11023
Minhoto, P. (2012). A utilização do Facebook como suporte à aprendizagem da biologia: estudo de caso numa turma do 12º ano. Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Bragança para obtenção do Grau de Mestre em Ensino das Ciências. Instituto Politécnico de Bragança.Biologia12.º anoFacebook, wikisCoconstrutivistaUnidade 1 - Reprodução e manipulação da fertilidade; Unidade 2 - Património genético; Unidade 3 - Imunidade e controlo de doençasNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10198/6864
Cadavez, C. (2013). A utilização de software educativo na aprendizagem da Geometria por alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação de Bragança para a obtenção do Grau de Mestre em TIC na Educação e Formação. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Matemática8.º anoGeogebraDialógicaDomínio: Geometria e MedidaQuasi-experimentalhttp://hdl.handle.net/10198/7641
Videira, P. (2011). O uso da folha de cálculo na aprendizagem da estatística. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino de Matemática. Universidade de Lisboa.Matemática7.º anoExcelDialógicaDomínio: Medidas de localizaçãoNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/5196
Fanica, J. (2012). A promoção da argumentação nas aulas de física do 12.º ano com recurso à discussão de controvérsias sociocientíficas. Mestrado em Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.Física12.º anoMoodleCoconstrutivistaTemas transversais e controversosNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/8174
Monteiro, M. (2013). O ensino da Biologia e Biologia com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação: implicações para a aprendizagem. Doutoramento em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.GeologiaSecundárioE-portfolioConstrutivistaTema III - Compreender a estrutura e a dinâmica da geosferaQuasi-experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/10598
Costa, P. (2014). Contributo do wiki no desenvolvimento de competências em alunos do 6º ano de escolaridade: um estudo nas aulas de ciências. Doutoramento em Educação, Especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.Ciências Naturais6.º anoWikisCoconstrutivistaDominio: Processos vitais comuns aos seres vivos - Subdominio: Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animaisNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/12151
Magalhães, J. P. (2014). Ensino da Biologia e Geologia e Tecnologias de Informação e Comunicação: um estudo sobre os efeitos das TIC na aprendizagem de alunos do 10º ano de escolaridade. Relatório de Estágio. Mestrado em Ensino, Especialização em Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.Biologia10.º anoBlogues, email, Webquests, PowerPoint,VídeosConstrutivistaUnidade 1 - 1. Obtenção de matéria pelos seres heterotróficosNão experimentalhttp://hdl.handle.net/1822/30198
Gonçalves, P. (2014). Ebook como dispositivo pedagógico no ensino e na aprendizagem da biologia e da geologia: um estudo com alunos do 11º ano. Doutoramento em Educação, Especializaçãode Desenvolvimento Curricular. Universidade Portucalense. Geologia11.º anoJoomla, MyebookCoconstrutivistaTema IV - A Terra sólida, os seus materiais e a sua dinâmica (subsistema terrestre sólido) Não experimentalhttp://hdl.handle.net/11328/1066
Sousa, O. (2013). Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais. Mestrado em Supervisão Pedagógica. Universidade Aberta. Química8.º anoQIMTransmissivaDominio: Reações químicas; Subdomínio: Explicação e representação de reações químicasQuasi-experimentalhttp://hdl.handle.net/10400.2/2548
Nunes, V. (2014). Portal de apoio à matemática. Projeto. Mestrado em Educação, Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.Matemática9.º ano e SecundárioVáriosTransmissivaVáriosNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/16030
Pinto, R. (2014). As aplicações hipermédia podem promover o sucesso escolar e a autorregulação da aprendizagem? Análise da eficácia de uma aplicação hipermédia. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação Especialidade de Tecnologia Educativa.Matemática8.º anoHipermédiaDialógicaDomínio: Geometria e Medida; Subdomínio: Teorema de PitágorasQuasi-experimentalhttp://hdl.handle.net/1822/35846
Carvalho, L. (2013). Ambiente Virtual de Aprendizagem Matemática em contexto educativo. Mestrado em Educação, Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.Matemática8.º anoGeogebra, AppletsDialógicaDomínios: Geometria e Medida, Funções, Sequências e Sucessões; ÁlgebraNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/10336
Gonçalves, P. (2011). Jogos digitais no ensino e aprendizagem da matemática: efeitos sobre a motivação e o desempenho dos alunos. Mestrado em Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática). Universidade do Algarve. Matemática8.º anoJogosDialógicaVáriosNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10400.1/5003
Capela, H. (2013). Utilização de recursos digitais na aula de matemática. Mestrado em Ciências da Educação. Especialização em Informática Educacional. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Matemática9.º anoMoodle, Geogebra, Scratch, Excel, Pordata, GoAnimate, Theemefy, Bubbl.usCoconstrutivistaDomínios: Geometria e Medida, Funções, Sequências e Sucessões; ÁlgebraNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10400.14/17773
Anileiro, M. (2013). Divulgação Matemática e o Vídeo Educativo. Mestrado em Multimédia da Universidade do Porto.Matemática12.º anoVídeoTransmissivaDomínio: Funções Reais de Variável Real ; Subdominio: Limites segundo Heine de funções reais de variável real Quasi-experimentalhttp://hdl.handle.net/10216/68764
Martins, A. (2014). Geologia: Trabalho Laboratorial no ensino da Célula e Recursos Multimédia no ensino das Rochas Magmáticas e Magmatismo. Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Geologia11.º anoBlogues, Moodle, HotPotatoes, JogosDialógicaTema I – A Geologia, os geólogos e os seus métodosQuasi-experimentalhttp://hdl.handle.net/10216/78618
Carvalho , I. (2014a). O jogo interativo como recurso didático para a melhoria do processo ensino-aprendizagem: Um estudo com alunos do 7º ano de Ciências Naturais. Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Ciências da Natureza7.º anoPowerPointCoconstrutivistaDominio: Terra em transformação; Subdomio: Estrutura e dinâmica interna da TerraNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10216/78626
Sousa, C. (2014). Google Earth no ambiente de aprendizagem de Ciências Naturais: informações georreferenciadas, em tempo-real e cenários futuros. TICEDUCA 2014 (pp. 715-720). Ciências da Natureza7.º anoGoogleEarth CoconstrutivistaDominio: Terra em transformação; Subdomio: Estrutura e dinâmica interna da TerraNão experimentalhttp://ticeduca2014.ie.ul.pt/downloads/AtasDigitais/Atas_Digitais_ticEDUCA2014.pdf
Vieira, C., & Oliveira, L. R. (2011). Web 2.0 e a aprendizagem da estatística: um estudo de caso no 7.º ano de escolaridade. In P. Dias, & A. Osório (Eds.), VII Conferências Internacional de TIC na Educação: Challenges 2011, Perspetivas de Inovação (pp. 505-515). Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.Matemática7.º anoBloguesCoconstrutivistaDomínio: Medidas de localizaçãoNão experimentalhttp://www.nonio.uminho.pt/challenges2011/?cat=1
Dias, C. P., & Chagas, M. I. (2013). Multimédia como recurso didático no ensino da biologia: Reflexão sobre a prática na sala de aula. In M. J. Gomes, A. J. Osório, A. Ramos, B. D. Silva, & L. Valente (Eds.), Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar (pp. 551-560). Braga, 15-16 julho de 2013. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho.BiologiaSecundárioAnimaçõesCoconstrutivistaVáriosNão experimentalhttp://www.nonio.uminho.pt/challenges2013/
Soares, R., Canelas, R., Branco, P., Pombo, L., & Moreira, A. (2013). Aprendizagem colaborativa em biologia numa wiki do PBWORKS©. In M. J. Gomes, A. J. Osório, A. Ramos, B. D. Silva, & L. Valente (Eds.), Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar (pp. 1191-1205). Braga, 15-16 julho de 2013. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho.Biologia11.º anoPbworksCoconstrutivistaUnidade 5 - 1. Crescimento e renovação celular; 2. Crescimento e regeneração de tecidos vs diferenciação celular.Não experimentalhttp://www.nonio.uminho.pt/challenges2013/
Carvalho, C. J. (2013). A utilização de podcasts no processo de ensino e aprendizagem da geologia. In M. J. Gomes, A. J. Osório, A. Ramos, B. D. Silva, & L. Valente (Eds.), Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar (pp. 1329-1347). Braga, 15-16 julho de 2013. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho.Ciências da Natureza7.º anoPodcastsTransmissivaVáriosNão experimentalhttp://www.nonio.uminho.pt/challenges2013/
Moreira, H. (2013). O Vídeo na Atividade Laboratorial: Um Estudo Exploratório no 11º Ano. Mestrado em Física e Química em Contexto Escolar. Departamento de Química e Bioquímica. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.Química11.º anoVídeosDialógicaDominio: Reações em sistemas aquosos; Subdomínio: Soluções e equilíbrio de solubilidadeQuasi-experimentalhttp://www.nonio.uminho.pt/challenges2013/
Coelho, A. (2013). Geogebra e iTALC numa abordagem criativa das isometrias. Mestrado em Didática especialização em Tecnologia. Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.Matemática6.º anoGeogebra, italcCoconstrutivistaDominio: Geometria e Medida; Subdominio: Isometrias do planoNão experimentalhttp://www.nonio.uminho.pt/challenges2013/
Leibovitz. L. (2013). A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas Online: um estudo com alunos do 7º ano no tema Dinâmica Interna da Terra. Instituto de Educação da Universidade do Minho. Mestrado em Ciências da Educação Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências. Instituto de Educação da Universidade do Minho. Ciências Naturais7.º anoChat, AnimaçõesCoconstrutivistaDominio: Terra em transformação; Subdomio: Consequências da dinâmica interna da TerraQuasi-experimentalhttp://hdl.handle.net/1822/28681
Neri, M. (2013). O ensino e a aprendizagem da Física Experimental do 10º ano de escolaridade: uma abordagem tecnológica. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores Especialização em Física e Química. Escola de Ciências da Universidade do Minho. Física10.º anoTI-Nspire-CX, sensores, Lab Cradle, TI - NavigatorCoconstrutivistaDominio: Energia; Subdominio: Fontes de energia e transferências de energiaNão experimentalhttp://hdl.handle.net/1822/27915
Vasconcelos, A. (2012). Utilização da folha de cálculo por alunos do 7º ano na construção de tabelas de frequências e gráficos estatísticos. Mestrado em Ciências da Educação Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática. Instituto de Educação da Universidade do Minho. Matemática7.º anoWord, ExcelCoconstrutivistaDomínio: Medidas de localizaçãoNão experimentalhttp://hdl.handle.net/1822/24577
Gonçalves, C. (2011). O ensino e a aprendizagem de Estatística com tecnologia: uma experiência no 7º ano de escolaridade. Relatório de Estágio Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Instituto de Educação da Universidade do Minho. Matemática7.º anoExcelDialógicaDomínio: Medidas de localizaçãoNão experimentalhttp://hdl.handle.net/1822/19218
Freitas, H. (2011). A WebQuest no ensino da matemática como promotora de Higher Order Thinking Skills. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação Especialização em Tecnologia Educativa. Instituto de Educação da Universidade do Minho. Matemática8.º anoWebquestsCoconstrutivistaDomínio: Geometria e Medida; Subdomínio: Teorema de PitágorasQuasi-experimentalhttp://hdl.handle.net/1822/19078
Fernandes, A. (2011). As TIC no desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos do 9.º ano na aprendizagem de Geometria. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação Especialização em Tecnologia Educativa. Instituto de Educação da Universidade do Minho.Matemática9.º anoGeogebra, QIMDialógicaDomínio: Geometria e MedidaNão experimentalhttp://hdl.handle.net/1822/19091
Caldas, M. (2011). A Integração Curricular das TIC: Estudo de Caso tomando como exemplo a Geometria no Ensino Básico. Dissertação de mestrado em Ciências da Educação Especialização em Desenvolvimento Curricular. Instituto de Educação da Universidade do Minho. Matemática7.º anoGeogebraDialógicaDomínio: Geometria e MedidaNão experimentalhttp://hdl.handle.net/1822/19040
Santos, E. (2011). Discussão na aula de matemática com recurso à tecnologia : o caso de uma turma de 7º ano. Dissertação de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação. Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática. Instituto de Educação da Universidade do Minho. Matemática7.º anoGeogebra, QIMDialógicaDomínio: Geometria e MedidaNão experimentalhttp://hdl.handle.net/1822/19085
Nunes, D. (2011). O significado matemático na geometria do 7.º ano com recurso ao Geogebra: uma perspectiva semiótica. Mestrado em Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências. Especializaçãode Matemática. Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve. Matemática7.º anoGeogebraDialógicaDomínio: Geometria e MedidaNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10400.1/3256
Termentina, M. (2014). O uso da calculadora gráfica, por alunos do 10º ano, nas conexões entre representações de funções polinomiais em contexto de resolução de problemas. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Educação (Mestrado em Ensino da Matemática). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Matemática10.º anoGeogebra, Calculadora gráficaTransmissivaDomínio: Funções Reais de Variável RealNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/16166
Delgado, V. (2013). Tecnologias ubíquas nas aulas de ciências naturais: da surpresa à valorização e utilização plena: um estudo longitudinal. Doutoramento em educação. Especialidade em didática. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.Ciências Naturais3.º CEBTelemóveisCoconstrutivistaVáriosNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/10662
Consciência, M. (2014). A calculadora gráfica na aprendizagem das funções no ensino secundário. Doutoramento em Educação (Didática da Matemática). Instituto de Educação da Universidade de LisboaMatemáticaSecundárioCalculadora gráficaDialógicaVáriosNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/10521
Marques, A. (2013). As potencialidades de uma abordagem interdisciplinar entre as ciências naturais e as tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de um projeto de ativismo ambiental. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia. Universidade de Lisboa. Ciências Naturais8.º anoVídeosCoconstrutivistaDominio - Sustentabilidade na Terra; Subdominio: EcossistemasNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/10206
Aparício, R. (2013) Quadros interativos no ensino das ciências: um caminho a percorrer. Mestrado em Educação Especialização em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.Ciências Naturais6.º anoQIMTransmissivaDominio: Processos vitais comuns aos seres vivosNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/8470
Santo, M. E. (2013). Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza. Mestrado em Educação – Especialização em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Ciências Naturais5.º anoBloguesCoconstrutivistaTemas transversais e controversos ( ex: pesca de arrasto)Não experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/8104
Mota, A. (2013). O papel da calculadora gráfica na atividade matemática com funções de alunos do 10.º ano. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Matemática. Universidade de Lisboa. Matemática10.º anoCalculadora gráficaDialógicaDomínio: Funções Reais de Variável RealNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/9823
Olival, A. (2011). O papel das TIC na compreensão dos conceitos associados ao tema "Comunicações": um estudo com alunos do ensino secundário. Mestrado em Didática das Ciências, Área de especialização: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de LisboaFísica11.º anoPowerPoint, Moodle, Simulações DialógicaDominio: Ondas e eletromagnetismo; Subdomínio: Ondas eletromagnéticasNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/7462
Canário, M. (2011). Modelação e Utilização das Tecnologias no Estudo da Função Afim: Um Estudo de Caso. Mestrado em Educação .Especialização em Didáctica da Matemática. Instituto de Educação da Universidade de LisboaMatemática8.º anoGeogebraDialógicaDomínio: Funções, Sequências e Sucessões ; Subdominio: Gráfcos e funções afinsNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/6038
Oliveira, E. (2014). A utilização das aplicações interativas no ensino e aprendizagem das equações do 1.º grau. Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Faculdade de Ciências e Tecnologias. Universidade Nova de Lisboa. Matemática7.º anoAppletsDialógicaDomínio: Algebra; Subdomínio: Equações algébricasNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10362/14578
Lopes, L. (2014). Aprendizagem das Funções e Sistemas de Equações no 8.º ano com Recurso à Calculadora Gráfica. Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Faculdade de Ciências e Tecnologias. Universidade Nova de Lisboa. Matemática8.º anoCalculadora gráficaDialógicaDomínios: Funções, Sequências e Sucessões; ÁlgebraNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10362/14614
Salvador, C. (2013). Geometria: um estudo sobre ângulos e polígonos, no 9º ano de escolaridade, com recurso ao Geogebra. Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Faculdade de Ciências e Tecnologias. Universidade Nova de Lisboa. Matemática9.º anoGeogebraDialógicaDomínio: Geometria e MedidaNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10362/10198
Rosa, V. (2013). A utilização da calculadora gráfica no estudo de funções do 10º ano. Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Faculdade de Ciências e Tecnologias. Universidade Nova de Lisboa. Matemática10.º anoCalculadora gráficaTransmissivaDomínio: Funções Reais de Variável RealNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10362/8832
Mariano, E. (2013). O desenvolvimento do pensamento algébrico com recurso à folha de cálculo: um estudo com alunos de 9.º ano. Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Faculdade de Ciências e Tecnologias. Universidade Nova de Lisboa. Matemática9.º anoCalculadora gráficaDialógicaDomínio: Algebra; Subdomínio: Equações incompletas de 2.º grauNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10362/10184
Ferreira, C. (2012). O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico. Mestrado em Ensino de Matemática. Faculdade de Ciências e Tecnologias. Universidade Nova de Lisboa. Matemática7.º anoCalculadora gráficaDialógicaDomínio: Números e OperaçõesNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10362/9254
Azevedo, P. (2013). Utilização de wikis na disciplina de Matemática do 2.º ciclo do Ensino básico. Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia. Universidade Aberta. Matemática6.º anoWikispacesCoconstrutivistaDominio: Organização e Tratamento de Dados ; Subdominio: Representação e tratamento de dadosQuasi-experimentalhttp://hdl.handle.net/10400.2/3083
Almeida, M. (2010). Web 2.0 e Padrões na aprendizagem da matemática. Dissertação de mestrado em Multimédia em Educação. Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.Matemática8.º anoAppletsDialógicaDomínio: AlgebraNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10773/3550
Reis, C. (2010). Visitas de Estudo Virtuais Como actividades de enriquecimento curricular em Ciências Naturais (7º ano). Dissertação de mestrado em Multimédia em Educação. Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.Ciências Naturais7.º anoGoogleEarthCoconstrutivistaDominio: Terra em transformação; Subdomio: Estrutura e dinâmica interna da TerraNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10773/1430
Nogueira, D. (2010). Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 10.º ano no tema funções através da resolução de problemas com recurso às TIC. Mestrado em Ciências da Educação. Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática. Universidade do Minho.Matemática10.º anoGeomert´sSckechpad, GeogebraCoconstrutivistaDomínio: Funções Reais de Variável RealNão experimentalhttp://hdl.handle.net/1822/14567
Machado, A. (2010). O desenvolvimento de um hiperdocumento sobre a resolução de problemas e sua utilização na aprendizagem : um estudo de caso com alunos do 6.º Ano. Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa). Universidade do Minho. Ciências Naturais6.º anoPowerPointTransmissivaVáriosNão experimentalhttp://hdl.handle.net/1822/14590
Lopes, R. (2010). Os Podcasts no apoio ao estudo independente de matemática A do 11º Ano. Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Tecnologia Educativa. Universidade do MinhoMatemática11.º anoJingTransmissivaDomínio: Trigonometria e Funções Trigonométricas; Dominio: Geometria Analítica Quasi-experimentalhttp://hdl.handle.net/1822/13978
Candeias, A. (2010). Aprendizagem das Funções no 8.º ano com o auxílio do software Geogebra. Dissertação de mestrado em Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.Matemática8.º anoGeogebraDialógicaDominio:Funções, Sequências e SucessõesNão experimentalhttp://hdl.handle.net/10451/2551
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